Nós temos duas construções gramaticais principais para comparar ou relacionar substantivos em inglês, o comparative e o superlative. Nesse post você irá aprender como usar e qual é a construção do primeiro deles, o comparativo! 1. COMO E QUANDO USAR O COMPARATIVO
O próprio nome já diz bem quando essa construção será usada, não é? Para fazer comparações entre duas coisas, pessoas, lugares, etc. Diferentemente do superlativo, que é usado para comparar uma coisa com várias outras da mesma categoria.
Ou seja, se você quiser dizer que uma pessoa é mais inteligente que outra, ou que um lugar é menos interessante que outro, por exemplo, você precisará conhecer a construção das frases comparativas para o tipo de adjetivo que for usar. Então fique atento(a) às regras de construção para cada categoria, ok?!
2. COMO CONSTRUIR FRASES COMPARATIVAS
A primeira coisa que você precisa saber para construir frases comparativas é que temos dois tipos diferentes de construção: uma para ADJETIVOS COM 1 SÍLABA e outra para ADJETIVOS COM 3 OU MAIS SÍLABAS. Já os ADJETIVOS COM 2 SÍLABAS poderão se encaixar tanto em uma regra de construção, quanto em outra, mas darei algumas dicas de quando usar cada uma delas.
Além dessas duas construções, veremos que existem alguns adjetivos que são EXCEÇÕES às regras e que possuem um formato próprio ao serem usados em frases comparativas.
OBS: Não há regras para fazer a separação de sílabas das palavras em inglês, pois isso ocorre de acordo com a fonética de cada uma, e é indicado que você não faça isso quando estiver escrevendo algo (para continuar a palavra na próxima linha, por exemplo). Então, caso você não tenha certeza, busque consultar no dicionário quantas sílabas uma palavra tem (normalmente são indicadas com pontos ou hífens), e pense que a quantidade de sílabas pode ser determinada de acordo com o tamanho da palavra (de forma geral, palavras com 1 sílaba têm até 5 ou 6 letras).
3. ADJETIVOS COM 1 OU 2 SÍLABAS – Construção 1
Esses são o que podemos chamar de ‘adjetivos pequenos’ e os quais normalmente abrimos a boca apenas uma vez ao pronunciarmos. Para formarmos uma frase comparativa com esses adjetivos devemos acrescentar o sufixo ‘ER’ ao adjetivo usado seguido da preposição ‘THAN’, com isso, temos:
SUJEITO (substantivo 1) + VERBO + ADJETIVO COM ‘ER’ + THAN + OBJETO (subst. 2)
My brother is smarter than your brother.
Nessa frase, usamos smart (esperto) para dizer: Meu irmão é mais esperto que seu irmão.
Veja outros exemplos:
This hotel is cleaner than that hotel. (Esse hotel é mais limpo que aquele hotel.)
Usain Bolt is faster than his opponent. (O Usain Bolt é mais rápido que seu oponente.)
The boxer on the right is stronger than the boxer on the left. (O boxeador à direita é mais forte que o boxeador à esquerda.)
Apesar da construção das frases ser bem simples, temos algumas regrinhas a serem seguidas ao adicionarmos o sufixo ‘ER’ nos adjetivos:
CVC – É a abreviação para Consoante-Vogal-Consoante, uma regra que vale para quaisquer sufixos que formos utilizar no inglês e, segundo ela, devemos DOBRAR A ÚLTIMA LETRA da palavra que tiver essa terminação (CVC) antes de acrescentar o sufixo, por exemplo:
BIG – Bigger than (Grande – Maior que)
SAD – Sadder than (Triste – Mais triste que) WET – Wetter than (Molhado – Mais molhado que)
‘IER’ – Para adjetivos que terminam em ‘Y’, devemos substituir o ‘Y’ por ‘I’ antes de acrescentar o ‘ER’, por exemplo:
FUNNY – Funnier than (Engraçado – Mais engraçado que)
EASY – Easier than (Fácil – Mais fácil que)
BUSY – Busier than (Ocupado – Mais ocupado que)
‘R’ – Para adjetivos que terminam em ‘E’, devemos acrescentar apenas o ‘R’ para formarmos o comparativo, por exemplo:
NICE – Nicer than (Legal – Mais legal que)
RARE – Rarer than (Raro – Mais raro que)
FINE – Finer than (Bem – Melhor que)
Observações:
Alguns adjetivos de DUAS SÍLABAS que normalmente seguem essa construção são os que terminam em ‘Y’ e os que terminam com vogais que têm uma pronúncia ‘fraca’, por exemplo: Happy, Dirty, Pretty, Witty, Early, Healthy, Clever, Narrow, Quiet, Simple, Gentle.
Para dar a ideia de ‘MENOS’ nessa construção, usamos a forma negativa do verbo To Be, como se fôssemos dizer ‘não é mais’. Por exemplo:
A Ferrari isn’t cheaper than a Ford Ka. (Uma Ferrari é menos barata que um Ford Ka. / Uma Ferrari não é mais barata que um Ford Ka.)
My hair isn’t longer than yours. (O meu cabelo é menos comprido que o seu. / O meu cabelo não é mais comprido que o seu.)
His teacher isn’t cooler than mine. (O professor dele é menos legal que o meu. / O professor dele não é mais legal que o meu.)
4. ADJETIVOS COM 2 SÍLABAS OU MAIS – Construção 2
Esses são os que chamamos de ‘adjetivos grandes’ e os quais abrimos a boca mais de uma vez na hora de pronunciarmos. A formação de frases comparativas para esses adjetivos é mais parecida com o que fazemos em português, e ao invés de adicionarmos o sufixo ‘er’, usamos ‘MORE’ antes do adjetivo e a preposição ‘THAN’ depois. E nesse caso, diferentemente do primeiro, podemos usar a palavra ‘LESS’ no lugar de ‘MORE’ para dizermos ‘MENOS’. Dessa forma, temos:
SUJEITO (sub. 1) + VERBO + MORE / LESS + ADJETIVO + THAN + OBJETO (sub. 2)
This book is more / less interesting than that book.
Aqui usamos interesting (interessante) para dizer: Esse livro é mais / menos interessante que aquele livro.
Veja outros exemplos:
The beaches in Bahia are more beautiful than the beaches in São Paulo. (As praias da Bahia são mais bonitas que as praias em São Paulo.)
My mother’s phone is more expensive than mine. (O celular da minha mãe é mais caro que o meu.)
Lucas is less popular than Thomas on social media. (O Lucas é menos popular que o Thomas nas redes sociais.)
I think chemistry is less complicated than physics. (Eu acho que química é menos complicado que física.)
Observações:
Os adjetivos de DUAS SÍLABAS que normalmente seguem essa construção são os que terminam em ‘FUL’, ‘ING’, ‘ED’ e ‘LESS’, por exemplo: Useful, Careful, Harmful, Boring, Tired, Useless.
Em ambas as construções anteriores o verbo mais utilizado para formarmos as frases comparativas é o VERB TO BE.
5. EXCEÇÕES
Por fim, devemos memorizar as exceções às regras de comparativos, que são alguns adjetivos irregulares para a forma comparativa e superlativa. O uso desses adjetivos nas frases é como os da construção 1, mas seguindo as formas particulares de cada palavra:
GOOD – Better than (Bom – Melhor que)
BAD – Worse than (Ruim – Pior que)
ILL – Worse than (Doente – Mais doente que)
FAR – Farther / Further than (Longe – Mais longe que)
OLD – Older / Elder than (Velho – Mais velho que)
Agora ficou mais fácil entender as diferenças entre as construções das frases comparativas no inglês, não é? Não se esqueça de conferir o post sobre o superlativo (clique aqui) também, pois as regras e construções das frases são bem parecidas com as do comparativo, o que facilita seu aprendizado!
Para praticar essas e outras regrinhas gramaticais, você pode participar do meu grupo no Telegram, onde eu coloco diferentes tipos de exercícios toda semana, ou me acompanhar nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no YouTube.
See you there!
Rachel
#estudar #englishtips #dicasdeingles #englishteacher #englishforadults #cursoonline #cursosdeingles #englishwithrachel #inglesparabrasileiros #inglesparatodos #talk2rachel #inglesbritânico #inglesnativo
Commentaires